Inadequado, mas Irresistível — Anne Gracie


Inadequado, mas Irresistível (The Perfect Rake) — Anne Gracie — Clássico Histórico 358

1º livro da série Irmãs Merridew

Personagens: Prudence “Imprue” Merridew & Gideon Carradice

Inglaterra, 1816

Nos braços de um libertino!

Cansada da tirania do avô, Prudence Merridew foge com suas irmãs para Londres. Uma delas precisa se casar, e para viajar como acompanhante das irmãs, Prudence simula um noivado secreto com um duque recluso. Mas quando o duque inesperadamente chega em Londres, ela é obrigada a contar com a ajuda dele para evitar uma situação desastrosa...

Aristocrático, bonito e charmoso, Gideon entra de bom grado no jogo de Prudence, já que a encenação lhe possibilitará roubar alguns beijos da adorável dama. Habituada a conviver apenas com as irmãs e com pessoas idosas, Prudence fica fascinada com aquele homem charmoso e sedutor. E então seu plano começa a ir drástica e deliciosamente por água abaixo...

Prudence Merridew, mais velha de cinco irmãs, arma um plano para enganar o avô abusivo e fugir para Londres, esperando que, com a ajuda do tio-avô Oswald, as irmãs consigam arrumar um marido ou, pelo menos, ganharem tempo até o aniversário de Prudence, que se tornará maior de idade e poderá reivindicar a guarda das meninas e controlar a herança.

Naturalmente, tendo um noivo desconhecido cuja existência apenas as irmãs sabiam, Prudence se mantém fora do mercado de casamento. Exceto que tio Oswald discorda dos planos da sobrinha e informa que pretende arrumar um marido para ela também. Com um detalhe: as irmãs de Prudence teriam que esperar um ano, pois tio Oswald temia que sua beleza ofuscasse Prudence, que não era nem adorável nem bela. Por isso, quando uma das gêmeas Merridew deixa escapar algo sobre o noivo desaparecido, Prudence se aproveita de uma matéria de jornal e identifica o homem como um duque recluso que não saia de sua casa na Escócia.

Estava tudo indo bem... Até que tio Oswald descobre que o homem havia chegado a Londres e resolve ir tirar satisfações. Receosa, Prudence sai de casa mais cedo, decidida a pedir ajuda, mas o encontro com o duque não foi dos melhores. Não apenas ele estava de ressaca e desarrumado, o homem parecia estar achando tudo muito divertido. Para então ser revelado um impostor! Não apenas o “duque” era o primo, mas um renomado libertino que atendia pelo nome Gideon Carradice.

Intrigado pela audácia de Prudence — e algo mais que não conseguia explicar —, Gideon decide ajudá-la, mesmo quando ela recusa. E então, durante os dias seguintes, uma série de enganos levam Gideon a tentar manter o noivado falso ao mesmo tempo em que Prudence tenta terminar tudo.

Minha opinião:

Para quem gosta de livros com situações cômicas, Inadequado, mas Irresistível é perfeito! Os personagens são deliciosos e provocam tantas gargalhadas que deixa um filme de comédia no chinelo. O primeiro encontro de Gideon e Prudence — em que ela o confunde com o duque e ele não esclarece o engano — é hilário. Honestamente, sempre que leio esse livro eu morri de rir com os dois.

Aliás, sempre que Gideon e Prudence se juntam, eles são engraçados, ainda mais quando brigam. Ele foi atingido por uma bolsinha que a irmã mais nova de Prudence fez, e a reação dele quando conheceu a menina foi assim:

— Lorde Carradice gostou muito da carteira egípcia que você fez para mim. Ele a achou bastante incomum.
— Então é você a autora daquela... — Ao sentir o beliscão em seu braço, ele recomeçou: — Trata-se de um trabalho de artesanato um tanto... vigoroso. Aliás, devo confessar que a robustez da sua obra me atingiu em cheio. Foi um impacto e tanto! Um impacto artístico, digo.

Gideon é maravilhoso. Ele é bonitão, sagaz e tem um senso de humor que não se encontra por aí. É um libertino, mas só tem olhos para Prudence depois que a conhece — e em menos de um dia decide que ela é a mais bela das irmãs, e chega até a achar que as três outras irmãs dela, Charity, Hope e Faith, tem algum problema mental grave. As interações dele com tio Oswald e Grace são hilárias, ainda mais quando ele pensa em tio Oswald como um velho lunático e chama Grace de Srta. Capetinha.

— Hum. Mas por que seu tio-avô insiste em que Prudence seja a primeira a ter um compromisso sério? Não seria mais prático apresentar todas à sociedade de uma só vez?
— Tio Oswald diz que minhas outras irmãs iriam arruinar as chances de casamento de Prudence, que nenhum homem iria se interessar por ela depois de conhecer as outras. E isso não é justo, porque Prudence é a pessoa mais amiga, mais doce, mais generosa e mais corajosa do mundo!
Penalizado, Gideon bateu de leve na mãozinha da menina. Então havia algo de errado com as demais irmãs... Algum problema ou peculiaridade que fazia com que os pretendentes de Prudence desistissem de casar-se com ela. Óbvio que fora por isso que ela se apressara em despachar as jovenzinhas no landô. Para que ele não reparasse nessa tal particularidade. Que coisa triste.

Prudence é geralmente sensata e comedida, mas o nervosismo a faz dar férias ao bom-senso e ela começa a se meter em uma série de confusões. Leal e honesta, mesmo apaixonada por Gideon, decide continuar esperando o noivo desaparecido. Era de se esperar que com uma história como a dela, ela precisasse de um daqueles nobres sisudos que quase nunca sorriem, mas felizmente para ela, o maior engano que cometeu na vida a levou direto para os braços vigorosos de Gideon.

Os coadjuvantes que Anne Gracie são ótimos e contribuem para os momentos cômicos. Tio Oswald é o tio que todos deveriam ter e é ótimo sempre que faz uma aparição — principalmente porque suas conclusões precipitadas causam mais e mais confusão para Prudence e Gideon, que disfarçam, mas não conseguem querer se livrar um do outro.

O humor e as situações inusitadas são a marca registrada de Anne Gracie, e agora só resta esperar que os próximos livros sejam tão divertidos e bons quanto este. Mas eu ainda acho difícil alguém roubar o posto que o Gideon conquistou.

2 Comentários
  • Anônimo

    Li os quatro, e o primeiro sem dúvida é o melhor.

  • Uma pena, porque nenhum dos outros chega a ser ruim. Mas acho que o Gideon e a Prudence são incomparáveis — não resisto a um homem engraçado. rs

  • Comente!